sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Quem é seu guia?

Pra começar nosso blog (depois de mais de um ano e meio do post inaugural), vamos começar falando sobre Aquele que é o foco principal deste blog (que não sou eu).

Enjoy pessoal!

Quem aí já fez trilha?

Tá bom, já pode abaixar a mão!

Quem já fez trilha, raffting, explorou caverna, escalou, ou mesmo foi pra outra cidade que não conhecia, sabe que estar com alguém ou pelo menos ter contato com alguém que conheça o local é fundamental, correto? Correto!

Voltando à trilha: uma vez nosso clube de desbravadores (Alvorada) foi fazer uma trilha no Pico do Paraná. Estávamos com pessoas que conheciam o local, já haviam ido antes, feito as trilhas e tudo o mais.

Mas como éramos um grupo grande nos distanciávamos uns dos outros. Alguns eram mais apressadinhos, outros, mais cautelosos, e alguns sem preparo nenhum mesmo. Enquanto uns desistiam da trilha nos primeiros metros, outros seguiam firmes, sempre ouvindo os nossos guias, prestando atenção nas indicações que nos davam. Mas como eu falei, os apressadinhos trataram de ir à frente, tomando o rumo da própria expedição.

Quando estávamos na metade do caminho, paramos para tomar um pouco de fôlego. Agrupamos o pessoal, que de mais ou menos 35 pessoas já tinha caído para 18, e antes de seguir nosso rumo fizemos uma checagem e percebemos que quatro dos nossos amigos não estavam conosco; tinham tomado a frente e estavam distantes, sendo guiados por alguém que não conhecia o local. Tentamos alcançá-los, mas estavam muito longe.

O jeito foi seguir o planejado, pois eles sabiam o horário que iríamos embora e voltariam a tempo. Começamos a subir outro monte, o Morro do Caratuva, pois não daria tempo de conquistar o Pico do Paraná. Foi uma caminhada tranquila, sem incidentes. Depois de mais ou menos 3 horas de caminhada, atingimos o topo. Estávamos agora em 11 pessoas, e muito realizados com o nosso feito. Um belíssimo visual, um lugar lindo.

Em determinado momento, ao pé o monte, num vale entre os picos, quem avistamos? Os quatro apressados, que decidiram seguir o “guia”, que nem ao menos conhecia as trilhas.

Decidi relatar essa história para ilustrar algo que acontece conosco neste mundo.

Todos nós precisamos escolher caminhos em nossa vida, caminhos que muitas vezes desconhecemos, e quando tentamos fazer as coisas ao nosso modo, sem o auxilio de quem sabe, dificilmente chegamos onde queremos chegar. Como os nossos amigos, podemos chegar a um ponto, onde o retorno é difícil.

Deus, nosso Pai e Criador, é o melhor guia que alguém pode escolher, pois “ele é o caminho” (João 14:6). Se O colocarmos no comando da nossa vida, temos a certeza de uma recompensa de grande valor: a vida eterna.

E você? Já escolheu o guia certo para sua “expedição” nesse mundo?

Um bom Sábado a todos, e que Deus esteja guiando suas vidas!



P.S.: Ricardo, obrigado pela revisão, as dicas e o tempo gasto me ajudando. Além é claro por fazer parte desta pequena história.

2 comentários:

  1. Seu blog é encantador, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, pode deixar um comentário, e se desejar fazer parte de meus amigos virtuais, esteja à vontade, irei retribuir.Mas por favor não se sinta coagido, siga apenas se desejar. Abraço.
    António.

    ResponderExcluir